Prazo para trocar Riocard pelo novo Cartão Partiu em Nova Friburgo termina nesta quinta
30/12/2025
(Foto: Reprodução) Prazo para trocar Riocard pelo novo cartão Partiu em Nova Friburgo termina amanhã
Usuários do transporte público de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, têm até esta quarta-feira (31) para trocar o antigo Riocard pelo novo Cartão Partiu. A partir de 1º de janeiro de 2026, o Riocard perde validade no âmbito municipal e só será possível embarcar nos ônibus da empresa Faol com o novo bilhete eletrônico.
O processo de troca pode ser feito de duas formas: pelo site www.partiufriburgo.com.br ou em pontos físicos espalhados por diversos bairros da cidade. A principal loja física do Cartão Partiu funciona em horário comercial na Rua Doutor Ernesto Brasílio, nº 39, no Centro, ao lado da sede da OAB Friburgo.
O sistema conta com dois modelos:
Cartão Partiu Comum: pessoal e recarregável.
Cartão Partiu Vale-Transporte: pessoal e intransferível, voltado ao deslocamento casa-trabalho-casa.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
A primeira via pode ser solicitada gratuitamente pelo site. Já nos pontos físicos, é necessário o pagamento de um depósito de garantia de R$ 4,70, valor que pode ser devolvido mediante a entrega do cartão quando ele não for mais utilizado.
Cartão Partiu começa a valer a partir do dia 1º de Janeiro em Nova Friburgo
Divulgação / Nova Friburgo
Para facilitar a transição, promotores do Cartão Partiu estão atuando no Terminal Rodoviário, das 8h às 18h, orientando passageiros e esclarecendo dúvidas sobre o novo sistema.
Além da loja principal, há 16 pontos credenciados em bairros como Alto de Olaria, Centro, Mury, Olaria, Prado/Conselheiro Paulino, Riograndina, São Geraldo e Varginha, onde é possível comprar, recarregar e validar os cartões.
Segundo a Prefeitura, a implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica representa um marco para a mobilidade urbana de Nova Friburgo, trazendo mais transparência, controle, agilidade e conforto aos usuários do transporte público municipal. A iniciativa também busca fortalecer o transporte coletivo como alternativa sustentável para a cidade.