Moradores protestam em Nova Friburgo após morte de menina de 8 anos em Lumiar
(Foto: Reprodução) Moradores protestam em Nova Friburgo após morte de menina de 8 anos em Lumiar
Moradores de Lumiar e São Pedro da Serra realizaram um protesto no centro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, para pedir justiça pela morte de Isadora Cardoso, de 8 anos. A manifestação ocorreu após a morte da criança no último sábado (20), em Lumiar.
Segundo a famÃlia, Isadora foi atendida e medicada por dois dias consecutivos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino, que fica a cerca de 30 quilômetros de distância do distrito. Após receber alta, a menina teria apresentado piora no estado de saúde já em casa e não conseguiu novo atendimento, já que Lumiar não possui posto de saúde.
A famÃlia também afirmou que a ambulância disponÃvel para a região estava quebrada no momento em que a criança passou mal. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Nova Friburgo.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
Durante o protesto, manifestantes levaram cartazes e flores e cobraram a implantação de um posto de emergência em Lumiar. Eles também afirmaram que a falta de ambulância na região não é um problema recente e que a situação se arrasta há mais de um ano.
Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo lamentou a morte da menina e informou que o atendimento ocorreu na UPA de Conselheiro Paulino, e não no Hospital Municipal Raul Sertã. O municÃpio afirmou ainda que aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML) para apurar as circunstâncias da morte.
A prefeitura disse também que o posto de urgência de Lumiar está em fase final de obras, que houve problemas recentes com ambulâncias nos distritos e que existe planejamento para melhorar o atendimento na região, incluindo a implantação de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Manifestantes cobram posto de emergência e ambulância na região
DivulgaçãoFONTE: https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2025/12/22/moradores-protestam-em-nova-friburgo-apos-morte-de-menina-de-8-anos-em-lumiar.ghtml