Defesa Civil registra 40 ocorrências em Petrópolis após fortes chuvas nesta quarta-feira
17/12/2025
(Foto: Reprodução) Petrópolis em alerta extremo pela manhã; chuvas causam alagamentos, suspendem aulas escolares e funci
A Defesa Civil de Petrópolis registrou 40 ocorrências até as 14h desta quarta-feira (17) em razão das fortes chuvas que atingem a cidade. Entre os casos estão deslizamentos, quedas de árvores, destelhamentos, alagamentos e inundações em diferentes regiões.
Equipes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) atuam na limpeza e desobstrução de vias. O trabalho segue na Rua do Imperador. Já foram liberdadas as ruas Alfredo Schilick, Cardoso Fontes, Coronel Veiga, Rua Teresa e Paulo Barbosa.
A Defesa Civil também está nas ruas realizando atendimentos e reforça que a população deve evitar deslocamentos sem necessidade, ficar atenta aos comunicados oficiais e, em caso de emergência, ligar para o número 199.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
O Corpo de Bombeiros realiza buscas pelos ocupantes de um carro que foi arrastado para o Rio Palatino, onde fica o Túnel Extravasor, no Centro.
Chuvas afetam bairros de Petrópolis nesta manhã de quarta-feira(17).
Reprodução g1
A cidade está em estágio de alerta. Foram abertos pontos de apoio em diversas regiões, incluindo Quitandinha, Vila Felipe, Alto da Serra, Siméria, São Sebastião, Alto Independência e Corrêas. Escolas municipais e comunitárias foram utilizadas para acolher moradores das áreas de risco.
As principais vias que sofreram interdições foram as ruas do Imperador, Porciúncula, Caldas Viana, Benjamin Constant, Washington Luiz, Koeler e Roberto da Silveira (todas na área central). Além da Coronel Veiga, Ponte Fones, Olavo Bilac (na Castelânea), Montecaseros, 7 de Abril, Sargento Boening, Chácara Flora, Alto da Serra (Rua Teresa e Rua Padre Feijó) e Bingen.
A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, com chuva moderada a forte. A cidade registrava chuva fraca no começo da tarde desta quarta.
Os maiores acumulados em 24 horas foram em São Sebastião (172,4 mm), Independência (171,6 mm) e Vila Felipe (151,4 mm).
A Defesa Civil recomenda que moradores em áreas de risco mantenham atenção redobrada, evitem locais interditados e não transitem por áreas alagadas.
Em caso de ventos fortes, a orientação é fechar janelas e persianas, desligar aparelhos elétricos e fechar o registro de gás. Objetos soltos devem ser recolhidos para evitar acidentes.
Carro afundou devido as enxurradas causadas pelas chuvas em Petrópolis
Divulgação